Quantidade de Páginas visitadas

Oficinas cultura afro-brasileira e africana
Estão acontecendo no CEEBJA de União da Vitória oficinas sobre a cultura afro-brasileira e africana, coordenadas pelo professor de História Ilton Martins. Este trabalho faz parte de um projeto de concepção em que a comunidade escolar do CEEBJA acredita: a desconstrução de mitos e preconceitos, além da erradicação de estereótipos raciais que contribuem para o desprezo e incompreensão que há muito esconde a real história da África.
O coletivo escolar destinou parte dos recursos recebidos pelo PRÊMIO EDUCAR PARA A IGUALDADE RACIAL promovido pelo CEERT- Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades no ano de 2012 ao estudo da promoção e valorização da cultura africana e afro-brasileira. Esta é mais uma ação afirmativa para estimular o debate, o diálogo e aprendizagem na educação das relações étnico-raciais no espaço escolar do CEEBJA.
Apresentação CEEBJA
PALESTRA "ÉTICA E MORAL NA RELAÇÃO SEXUAL" E "AIDS E DSTS"

               Nos dias 19 e 20 de junho, o corpo docente e discente deste CEEBJA  pode prestigiar palestras sobre "Ética e Moral na Relação Sexual" e "AIDS e DSTs", com o Sargento Sanches do  5 BE CMB BLD. Foram dois dias muito proveitosos, em que todas e todos tiveram a oportunidade de enriquecimento sobre estas questões tão atuais.

               Obrigada Sargento Sanches pela competência em tratar destes assuntos.





HORA CÍVICA - HISTÓRIA

          A hora cívica do mês de maio ficou a cargo da professora Delamar da disciplina de História.

          Objetivando problematizar com as educandas e educandos do CEEBJA, da referida disciplina, tendo como tema a data de 1º de maio quando ocorre o Dia do Trabalho, várias atividades foram desenvolvidas:

1) Análise de texto historiográfico que diferencia as fases de Dia de Luto, passando a Dia de Luta por direitos trabalhistas até Dia de comemoração com feriado nacional que vem desde a "Era Vargas" até a contemporaneidade;

2) Confecção de cartazes referenciando a historiografia e também ilustrando estas fases;

3) Pesquisa com as alunas e alunos do ensino fundamental sobre profissões em desuso, profissões estranhas, profissões com projeção no mercado de trabalho como possibilidade de futuro;

4) Organização, por parte das alunas e alunos do ensino médio, (com participação das disciplinas de História Fundamental e Geografia Fundamental, ambas do período noturno) de roteiro de entrevistas, material necessário, cenário e entrevistas sobre as profissões exercidas pelas alunas e alunos do CEEBJA. Estas atividades foram juntadas em vídeo e apresentadas em hora cívica.



                                         PARABÉNS EDUCAND@S PELO BELO TRABALHO!!!



                                    

Exame de Suplência 2012 (Provão)
Estão abertas as incrições para o exame de suplência 2012 (Provão) para o Ensino Fundamental e Médio.



Período de inscrição: 01/06/2012 à 15/06/2012. 



Data das provas: 22/09/2011.



*Para efetuar a inscrição é necessário que o candidato traga CÓPIA DO DOCUMENTO DE IDENTIDADE.



Faça já sua inscrição, pois as vagas são limitadas!
DIA DO DESAFIO 2012
          As alunas e alunos do CEEBJA participaram do Dia do Desafio, que aconteceu na última quarta-feira do mês de maio (31). O objetivo deste é incentivar a prática regular de exercícios físicos. As(os) alunas(os) do período matutino fizeram um maravilhoso passeio ciclístico com o professor Eduardo, a tarde foram realizadas atividades aeróbicas com a professora Denise e, no periíodo noturno, foi realizada uma caminhada com o incentivo da professora Moira.

          As atividades mobilizaram aproximadamente mais de 200 alunos nos três períodos.

          Nesse ano, União da Vitória competiu com a cidade de Baguanos (Cuba), e foi vencedora novamente. O Dia do Desafio é um evento mundial que acontece toda última quarta-feira do mês de maio, e propõe uma competição amigável entre duas ou três cidades do mesmo porte. Ganha a cidade que tiver o maior número de participantes. 






                                         



MUTIRÃO E REPOSIÇÃO FOI UM SUCESSO!!!

          No último sábado 19 de maio, o CEEBJA realizou um mutirão voluntário no período da manhã e, à tarde, foi realizada a reposição do dia 15 de março – data em que houve a paralisação d@s educador@s.

          O 1º mutirão de 2012, contou com o empenho e dedicação de educadoras e educadores, e foi realizado visando melhorias no aspecto visual da escola. Foram feitos mosaicos nas mesas do jardim, tabuleiros de xadrez de mosaico, limpeza e organização do jardim, bem como da escola de um modo geral, pintura da biblioteca, etc. A escola está mais bonita e mais agradável.

                   

          No período da tarde, alunas e alunos tiveram revisão de conteúdos e, após o intervalo, foram realizadas atividades comemorativas ao dia das mães. Houve um lanche especial, apresentações artísticas com o professor Eduardo do projeto “Dança de Salão”, declamação de poesia e, logo após, houve o bingo especial, em que cada presente recebeu gratuitamente uma cartela para concorrer aos prêmios. Foi uma tarde muita animada.









IV ENCONTRO REGIONAL DA EJA

          Na noite de 10 de maio, quinta-feira, no Cine Teatro Luz,lotado de educandas e educandos, professoras e professores, autoridades e demais familiares, foi realizado o IV Encontro Regional da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento que, desde 2009, é uma iniciativa do CEEBJA de União da Vitória, neste ano contou com a colaboração do Núcleo Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação. 





          O objetivo destes encontros é proporcionar atividades diferentes às alunas e aos alunos. Estes têm um perfil diferenciado, já que geralmente trabalham o dia todo e reservam a noite para estudar, quando, muitas vezes, já estão cansados. Dessa forma é preciso que a escola busque novas maneiras de incentivar essas alunas e alunos a permanecerem estudando.

          Todas as escolas da região que ofertam EJA realizaram apresentações artístico/culturais e, também, cada uma apresentou depoimentos de educandas e educandos. Ainda, houve uma homenagem à/ao educanda(o)mais idosa(o). Destaque para nosso aluno Seu José Loni Fraitay.



 

          Nós, deste CEEBJA, contamos com uma apresentação de dança da música “Morena de Angola”, com a participação das professoras Denise, Camila e Ana Boryça, e das alunas Lucimara e Irma.

          Foi uma noite muito agradável, com belíssimas apresentações, que emocionaram a todas e todos. 



VALEU CEEBJA!!!

INÍCIO DE ANO LETIVO

É com imensa satisfação que iniciamos mais um ano letivo e temos você fazendo parte da grande família CEEBJA.

Então, estamos aqui mais uma vez... O início do ano chegou!

E o que falar dessa época tão especial com a volta às aulas?

Ansiedade e novas descobertas!

É verdade, esta época é um pouco agitada: Férias, horários não cumpridos, compra do material escolar, sempre saímos da rotina.

Vivemos a emoção das férias, a chegada do verão, o início das aulas e as novas amizades.

Animem-se é um novo ano! E os nossos corações se enchem de expectativa para o que esta por vir, por enquanto ainda oculto e inesperado.

Façamos um balanço dos ganhos e das perdas que nos acompanharam em 2011.

E seja, qual for o resultado, é hora de renovar promessa, metas e sonhos.

A magia desse momento está em transformar o cansaço e a descrença em energia e esperança.

E antes de começarmos o nosso ano letivo, peçamos a Deus que nos ofereça um ano de paz, saúde e muitas realizações, mas façamos a nossa parte, é claro!

É uma época muito propícia para fazermos uma grande faxina em nossas vidas.

Jogar fora tudo o que não deu certo, tudo que não precisamos mais.

Esvaziar as gavetas e abrir espaço para o novo. Nada de ficar agarrado a lembranças através dos anos. Bons ou ruins os momentos precisam passar, pois novos virão.

Vamos comemorar o trabalho e o estudo, afinal as férias já terminaram, e as dificuldades vividas no ano passado nos servirão como aprendizado de vida.

Que neste ano letivo estejamos unidos, com saúde, em paz e comprometidos com a Educação do nosso país. E que nossa escola seja um lugar de conquistas, aprendizado, crescimento, felicidade, prazer e principalmente humanidade.



Sejam todos bem-vindos à grande família CEEBJA! 



*Assistam a nossa mensagem reflexiva para este início de ano letivo:

http://www.youtube.com/watch?v=Z2uEW1CjNiA&feature=g-upl&context=G282ba59AUAAAAAAAAAA


EXAMES DE SUPLÊNCIA
Consulte o resultado da 91ª Etapa do exame de suplência clicando no link: www.supletivo.pr.gov.br

Digite o número da inscrição e clique em resultado.
III NOITE CULTURAL DO CEEBJA FOI UM SUCESSO

Ocorreu no dia 18 de outubro (terça-feira) a III Noite Cultural deste CEEBJA. Neste ano o tema trabalhado foi a História e Cultura Africana, Afro-brasileiras e Cultura Indígenas.

Durante vários dias as educadoras e educadores trabalharam conteúdos referentes a estas culturas, considerando as contribuições destas para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.

Os trabalhos contaram com mostras de painéis, imagens, exposição de objetos típicos, entre outros.

Ainda, educadoras, educadores e educandos(os), participaram do evento com roupas típicas e fizeram apresentações de danças e teatros.



Foi um sucesso!!!

Parabéns a todas e a todos os envolvidos. 















Assista a reportagem no Portal JMais clicando no link: http://www.jmais.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=1310:d&Itemid=9

GABARITO DOS EXAMES SUPLETIVOS 2011

Confira o gabarito das provas de exames de suplência 2011:







    




ACADEMIA DE LETRAS VALE DO IGUAÇU APRESENTA LIVRO "METÁFORAS" DE RAIMUNDO MEDEIROS

          Com a presença de autoridades locais e convidados, a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI) realizou Sessão Solene em comemoração aos 94 anos de Porto União, na noite do sábado, dia 10, na Câmara Municipal de Porto União.

          A abertura do cerimonial foi marcada pela composição da mesa de trabalhos, seguida pelas palavras da secretária que, pelo número das cadeiras, coordenou a auto-apresentação dos acadêmicos presentes. Em seguida, o Hino Nacional foi entoado.

          Houve a explanação do Prof. Aluízio Witiuk, membro da ALVI, sobre um pouco da história de Porto União e, após, o presidente da Academia de Letras, professor Raulino Bortolini, anunciou a todas e a todos que seria apresentado, na ocasião, o livro “METÁFORAS” de autoria de Raimundo Medeiros, aluno deste CEEBJA.

          A prof. ALDAIR MUNCINELLI, madrinha do referido autor, foi convidada para fazer uso da palavra e apresentar o mesmo ao público presente. Ela proferiu palavras que denotaram a importância do ato que foi arraigado de aplausos de emoções. Segundo as palavras da mesma: “...Fico muito feliz Raimundo, de apresentá-lo aqui... Falar de você é muito fácil, porque eu falo com muito amor, não preciso rebuscar nada... Além da sua integridade, da sua personalidade marcante, você demonstrou gratidão que poucos demonstram... Você, em nenhum momento esmoreça. Na vida para chegar em algum lugar, nós precisamos de três requisitos: CORAGEM, CORAGEM e CORAGEM. Isso não falta em você...”

          Na oportunidade, o autor, homenageou a diretora deste CEEBJA, Prof. Márcia Cordeiro, que foi uma das (senão a principal) incentivadoras deste projeto.

          O prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, o vice-prefeito de Porto União, Anisio de Souza, o prof. Raulio Bortolini e a prof. Aldair Muncinelli enalteceram o trabalho desenvolvido por este CEEBJA e desejaram sucesso ao autor. 

          A equipe deste estabelecimento sente-se honrada e agradecida pelos elogios. 

                                     

                                     

PROJETO DE ESPORTES DE AVENTURA

          As educandas e educandos deste CEEBJA estão tendo a oportunidade de participar de uma atividade diferente. Dois acadêmicos de Educação Física da UNIGUAÇU, Mauro e Richard, estão aplicando o projeto “Esportes de aventura na melhora da autoestima.”

          Como sugere o título do projeto, as diversas modalidades esportivas de aventura podem proporcionar os mesmos benefícios de uma prática esportiva tradicional, como os relacionados à saúde e à qualidade de vida, com a conseqüente melhoria da autoestima, autoimagem, redução do estresse, entre outros.

          Dentre as quatro atividades previstas, duas já aconteceram:

          Trekking – ocorreu no dia 27 de agosto. As alunas e alunos saíram de frente do CEEBJA às 8h30min e foram até Engenheiro Melo, retornando às 13h, perfazendo um total de 15 Km. 

                              

          Montain bike – ocorreu no dia 3 de setembro. A saída foi do CEEBJA às 8h30min com destino até o Rio dos Banhados, na cachoeira Cintura de Noiva, com retorno às 13h, perfazendo um total de 45Km. Neste dia, houve a participação de dois alunos e da professora Denise, juntamente com seu filho Douglas.

                              

LANÇAMENTO DO LIVRO "METÁFORAS" DE RAIMUNDO MEDEIROS
          No dia 02 de Setembro de 2011 foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória o lançamento do Livro de Poesias "METÁFORAS" do escritor, aluno deste CEEBJA, Raimundo Medeiros.

          Num ambiente agradável, decorado pelas professoras Márcia e Rita, o lançamento aconteceu com a presença de diversas autoridades, educadoras e educadores, familiares e amigos.

          Segundo Raimundo, “a poesia nos faz reviver momentos felizes e viajar por muitos lugares próximos ou distantes. É a emoção da leitura, do encontro, do desencontro, da ousadia e do medo, do real e do irreal, da verdade e da fantasia.” Assim, de forma sensível e prazerosa, durante todo o livro, ele busca contribuir com a prática da leitura. 

          Foi uma noite cheia de emoções tanto para o autor como para os presentes.

Toda a equipe do CEEBJA deseja ao aluno Raimundo Medeiros, muito sucesso!!!

                                         

                                         















Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito